![]() |
|
Este glossário vai ajudá-lo a familiarizar-se com o produto compreendendo a terminologia normalmente utilizada na impressão e que também é mencionada neste guia do utilizador. |
802.11 é um conjunto de normas para comunicações em rede de área local sem fios (WLAN), desenvolvidas pelo IEEE LAN/MAN Standards Committee (IEEE 802).
802.11b/g permite partilhar o mesmo hardware e utilizar a banda de 2.4 GHz. 802.11b suporta uma largura de banda até 11 Mbps; 802.11g até 54 Mbps. Os dispositivos 802.11b/g podem ocasionalmente sofrer interferências de fornos microondas, telefones sem fios e dispositivos Bluetooth.
AP (Access Point) ou WAP (Wireless Access Point) é um equipamento que liga dispositivos de comunicação sem fios em redes de área local sem fios (WLAN) e funciona como transmissor/receptor central de sinais de rádio WLAN.
Um alimentador automático de documentos (ADF) é um mecanismo que puxa automaticamente uma folha de papel original para que a máquina possa digitalizar parte do papel de uma só vez.
AppleTalk é um conjunto proprietário de protocolos desenvolvido pela Apple, Inc para ligações em rede de computadores. Foi incluído no Macintosh original (1984) e é agora preterido pela Apple a favor das redes TCP/IP.
Um termo gráfico informático que descreve o número de bits utilizados para representar a cor de um único pixel numa imagem em formato de mapa de bits. Uma profundidade de cor superior fornece uma gama maior de cores distintas. À medida que o número de bits aumenta, o número de cores possíveis torna-se impraticavelmente grande para um mapa de cores. A cor de 1 bit é normalmente denominada de monocromática ou preto e branco.
Um formato gráfico de mapa de bits utilizado internamente pelo subsistema gráfico do Microsoft Windows (GDI) e usado normalmente como um formato simples de ficheiro gráfico nessa plataforma.
Bootstrap Protocol (Protocolo Bootstrap). Um protocolo de rede utilizado por um cliente de rede para obter o seu endereço IP automaticamente. Isto é normalmente efectuado no processo de arranque de computadores ou de sistemas operativos neles executados. Os servidores BOOTP atribuem, a cada cliente, o endereço IP de um conjunto de endereços. BOOTP permite que computadores do tipo 'estação de trabalho sem disco' obtenham um endereço IP antes de carregar qualquer sistema operativo avançado.
CCD (Charge Coupled Device – Dispositivo para acoplamento de cargas) é um hardware que permite o trabalho de digitalização. O mecanismo de bloqueio do CCD também é utilizado para reter o módulo CCD de modo a impedir quaisquer danos que possam ocorrer quando transportar a máquina.
Agrupamento é um processo de impressão de um trabalho de várias cópias em conjuntos. Quando o agrupamento estiver seleccionado, o dispositivo imprime um conjunto inteiro antes de imprimir cópias adicionais.
Um painel de controlo é uma área plana, normalmente vertical, onde os instrumentos de controlo ou monitorização são apresentados. Estes instrumentos encontram-se normalmente na parte da frente da máquina.
Este é o termo de impressão utilizado para a medição de utilização do toner na impressão. Por exemplo, 5% de cobertura significa que um papel de tamanho A4 tem cerca de 5% de imagem ou texto. Portanto, se o papel ou o original tiver imagens complicadas ou muito texto, a cobertura vai ser superior e, simultaneamente, a utilização do toner vai ser igual à cobertura.
CSV (Comma Separated Values – Valores separados por vírgulas). CSV é um tipo de formato de ficheiro que se utiliza para trocar dados entre aplicações diferentes. O formato de ficheiro, tal como é utilizado no Microsoft Excel, tornou-se num pseudo-padrão em todo o sector, mesmo em plataformas não Microsoft.
Um alimentador duplex automático de documentos (DADF) é um mecanismo que puxa e vira automaticamente uma folha de papel original para que a máquina possa digitalizar ambos os lados do papel.
O valor ou definição efectivo quando se retira uma impressora da caixa, quando se repõe a configuração de fábrica da impressora ou quando se inicializa a impressora.
Um DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de rede cliente-servidor. Um servidor DHCP fornece parâmetros de configuração específicos para os pedidos do sistema anfitrião cliente DHCP, normalmente, informações que o sistema anfitrião cliente precisa para participar numa rede IP. O DHCP fornece também um mecanismo para atribuir endereços IP a sistemas anfitriões cliente.
DIMM (Dual Inline Memory Module) é uma pequena placa de circuito que suporta memória. A DIMM guarda todos os dados na máquina, tais como dados de impressão, dados de faxes recebidos.
O DNS (Domain Name Server) é um sistema que guarda informações associadas a nomes de domínio numa base de dados distribuída em redes, tal como a Internet.
Uma impressora de agulhas é um tipo de impressora de computador com uma cabeça de impressão que se desloca para trás e para a frente na página e imprime por impacto, batendo numa fita de tecido embebida em tinta contra o papel, de uma forma parecida à de uma máquina de escrever.
PPP (Pontos por polegada) é uma medida de resolução que é utilizada na digitalização e na impressão. De uma maneira geral, uma medida de PPP mais elevada resulta numa maior resolução, em detalhes mais visíveis na imagem e num tamanho maior de ficheiro.
Detecção do padrão de toque identificativo. Toque identificativo é um serviço da companhia telefónica que permite que um utilizador use uma única linha telefónica para atender vários números de telefone diferentes.
Um mecanismo que vira uma folha de papel automaticamente para que a máquina possa imprimir (ou digitalizar) ambos os lados do papel. Uma impressora equipada com duplex pode imprimir em ambos os lados do papel.
O ciclo de trabalho é a quantidade de páginas que não afecta o desempenho da impressora durante um mês. Normalmente, a impressora tem o limite de vida útil como páginas por ano. A vida útil equivale à capacidade média de impressões, normalmente dentro do período de garantia. Por exemplo, se o ciclo de trabalho for de 48.000 páginas por mês, considerando 20 dias úteis, o limite da impressora é de 2.400 páginas por dia.
O modo de correcção de erros (ECM) é um modo de transmissão opcional incorporado em máquinas de fax ou modems de fax de Classe 1. Detecta e corrige automaticamente erros no processo de transmissão de faxes, que são por vezes causados por ruído na linha telefónica.
A emulação é uma técnica que permite a uma máquina obter os mesmos resultados que outra.
Um emulador duplica as funções de um sistema num sistema diferente, de forma a que o segundo sistema se comporte como o primeiro. A emulação efectua uma reprodução exacta do comportamento externo, em contraste com a simulação, que se refere a um modelo abstracto do sistema a ser simulado, muitas vezes considerando o seu estado interno.
Ethernet é uma tecnologia de ligação de computadores em rede baseada em frames, para redes de área local (LANs). Define conexões e sinalização para a camada física além de formatos de frame e protocolos para o controlo de acesso ao suporte de dados (MAC)/camada de ligação de dados do modelo OSI. Ethernet é maioritariamente estandardizada como IEEE 802.3. Tornou-se a tecnologia LAN mais utilizada desde os anos 90 até hoje.
Um conjunto de protocolos desenvolvido pela Apple Computer para redes de computadores. Foi incluído no Macintosh original (1984) e é agora preterido pela Apple a favor das redes TCP/IP.
A FDI (Foreign Device Interface – Interface do Dispositivo Externo) é uma placa instalada no interior da máquina para permitir a utilização de um dispositivo de terceiros como, por exemplo, um dispositivo de funcionamento por moedas ou um leitor de cartões. Estes dispositivos permitem um serviço de 'pagamento por impressão' na máquina.
FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de transferência de ficheiros) é um protocolo normalmente utilizado para trocar ficheiros em qualquer rede que suporte o protocolo TCP/IP (tal como a Internet ou uma intranet).
A parte de uma impressora laser que derrete o toner no material de impressão. É constituído por um rolo térmico e um rolo de captação. Após o toner ser transferido para o papel, o fusor aplica calor e pressão para assegurar que o toner permanece no papel permanentemente, motivo pelo qual o papel está quente quando sai da impressora a laser.
Uma ligação entre redes de computadores ou entre uma rede de computadores e uma linha telefónica. É bastante popular, uma vez que é um computador ou uma rede que permite o acesso a outro computador ou rede.
Tons de cinzento que representam porções claras e escuras de uma imagem quando as imagens de cor são convertidas para escala de cinzentos; as cores são representadas por vários tons de cinzento.
Um tipo de imagem que simula uma escala de cinzentos variando o número de pontos. As áreas altamente coloridas são constituídas por um grande número de pontos, enquanto que as áreas mais claras são constituídas por um número inferior de pontos.
A HDD (Hard Disk Drive – Unidade de disco rígido), normalmente referida como disco rígido, é um dispositivo de armazenamento não volátil que guarda dados codificados digitalmente em pratos com superfícies magnéticas que rodam com grande rapidez.
O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é uma organização profissional internacional sem fins lucrativos para o avanço da tecnologia relacionada com electricidade.
A norma da porta paralela 1284 foi desenvolvida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O termo "1284-B" refere-se a um tipo específico de conector na extremidade de um cabo paralelo que se liga ao periférico (por exemplo, uma impressora).
Uma rede privada que utiliza protocolos da Internet, conectividade de rede e, possivelmente, o sistema público de telecomunicações para partilhar de forma segura parte da informação ou operações de uma organização com os seus colaboradores. Por vezes, o termo refere-se apenas ao serviço mais visível, o website interno.
Um endereço de protocolo da Internet (IP) é um número único utilizado pelos dispositivos para se identificarem e comunicarem uns com os outros numa rede que utilize a norma de protocolo da Internet.
IPM (Images Per Minute – Imagens por minuto) é uma forma de medir a velocidade de uma impressora. Uma taxa de IPM indica o número de folhas de uma única face que uma impressora consegue imprimir num minuto.
O IPP (Internet Printing Protocol – Protocolo de impressão em rede) define um protocolo padrão para imprimir, assim como gerir trabalhos de impressão, tamanhos de suporte de impressão, resolução, etc. O IPP pode ser utilizado localmente ou através da Internet para centenas de impressoras além de suportar controlo de acesso, autenticação e encriptação, o que o torna uma solução de impressão muito mais capaz e segura que as antigas.
IPX/SPX significa Internet Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange. É um protocolo de rede utilizado pelos sistemas operativos da Novell NetWare. Tanto o IPX como o SPX fornecem serviços de ligação semelhantes ao TCP/IP; o protocolo IPX tem similaridades com IP e o protocolo SPX tem similaridades com TCP. O IPX/SPX foi concebido principalmente para redes de área local (LAN) e é um protocolo muito eficiente para este fim (normalmente, o seu desempenho excede o do TCP/IP numa LAN).
A ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) é um organismo internacional de definição de normas composto por representantes de organismos de normas nacionais. Produz padrões industriais e comerciais a nível mundial.
A International Telecommunication Union é uma organização internacional estabelecida para normalizar e regular rádio e telecomunicações internacionais. As suas funções principais incluem a normalização, atribuição do espectro de rádio e a organização de acordos de interligação entre diferentes países para permitir chamadas telefónicas internacionais. O T da ITU-T indica telecomunicações.
Tabela de testes normalizados publicada pela ITU-T para transmissões de documentos por fax.
JBIG (Joint Bi-level Image Experts Group) é uma norma de compressão de imagens sem perda de precisão ou de qualidade, que foi concebida para a compressão de imagens binárias, particularmente para faxes, mas que também é utilizada noutras imagens.
JPEG (Joint Photographic Experts Group) é o método normalizado mais utilizado para compressão com perdas para imagens fotográficas. É o formato utilizado para armazenar e transmitir fotografias na Internet.
LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo de redes para consultar e modificar serviços de directório executados sobre TCP/IP.
Um LED (Light-Emitting Diode – Díodo de emissão de luz) é um dispositivo semicondutor que indica o estado da máquina.
O endereço Media Access Control (MAC) é um identificador único associado a um adaptador de rede. O endereço MAC é um identificador único de 48 bits escrito como 12 caracteres hexadecimais agrupados aos pares (por exemplo, 00-00-0c-34-11-4e). Este endereço é normalmente gravado numa NIC (Network Interface Card – Placa de interface de rede) pelo seu fabricante e é utilizado como um auxílio para routers que tentam localizar máquinas em redes grandes.
O MFP (Multi Function Peripheral – Periférico multifuncional) é uma máquina de escritório que inclui diversas funcionalidades num único corpo físico, de maneira a ter uma impressora, uma copiadora, um fax, um scanner, etc.
Modified Huffman (MH) é um método de compressão para diminuir a quantidade de dados que é preciso transmitir entre máquinas de fax para transferir a imagem recomendada pela ITU-T T.4. O MH é um esquema de codificação baseado em livros de código, optimizado para comprimir eficientemente espaços em branco. Como a maioria dos faxes é constituída principalmente por espaços em branco, isto minimiza o tempo de transmissão da maioria dos faxes.
Modified Modified READ (MMR) é um método de compressão recomendado pela ITU-T T.6.
Um dispositivo que modula um sinal de portadora para codificar informação digital e também desmodula esse sinal de portadora para descodificar informação transmitida.
Modified Read (MR) é um método de compressão recomendado pela ITU-T T.4. O MR codifica a primeira linha digitalizada utilizando o MH. A linha seguinte é comparada com a primeira, as diferenças determinadas, e depois as diferenças são codificadas e transmitidas.
Um sistema operativo para redes desenvolvido pela Novell, Inc. Inicialmente, utilizava multitarefa cooperativa para executar vários serviços num PC, e os protocolos de rede eram baseados na pilha XNS da Xerox. Actualmente, a NetWare suporta TCP/IP assim como IPX/SPX.
O OPC (Organic Photo Conductor) é um mecanismo que cria uma imagem virtual para impressão, utilizando um raio laser emitido a partir de uma impressora laser, e que normalmente é verde ou cinzento e em forma de cilindro.
Uma unidade de exposição de um tambor é desgastada lentamente devido à utilização da impressora, e deverá ser substituída adequadamente dado que pode ficar riscada devido ao grão do papel.
O primeiro exemplo de alguma coisa, tal como um documento, fotografia ou texto, etc., que é copiada, reproduzida ou traduzida para produzir outras, mas em que ela mesma não é copiada nem derivada de qualquer outra coisa.
OSI (Open Systems Interconnection) é um modelo desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) para comunicações. A OSI oferece uma abordagem modular standard ao design de redes que divide o conjunto requerido de complexas funções em camadas funcionais, geríveis e independentes. As camadas são, de cima para baixo, Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Ligação de dados e Física.
Uma central telefónica privada automática (PABX) é um sistema de comutação telefónica automática numa empresa privada.
PCL (Printer Command Language) é uma linguagem de descrição de páginas (PDL) desenvolvida pela HP como um protocolo de impressão e tornou-se num padrão da indústria. Desenvolvida originalmente para as impressoras de jacto de tinta iniciais, a PCL foi lançada em vários níveis para impressoras térmicas, de agulhas e de páginas.
PDF (Portable Document Format) é um formato de ficheiro proprietário desenvolvido pela Adobe Systems para representação de documentos bidimensionais num formato independente de dispositivo e de resolução.
PostScript (PS) é uma linguagem de descrição de páginas e uma linguagem de programação utilizada principalmente nas áreas de electrónica e de desktop publishing. É executada num interpretador para gerar uma imagem.
Um programa utilizado para enviar comandos e transferir dados do computador para a impressora.
Os materiais como papéis, envelopes, etiquetas e transparências que podem ser utilizados numa impressora, scanner, fax ou copiadora.
PPM (Pages Per Minute – Páginas por minuto) é um método de medida para determinar a que velocidade funciona a impressora, isto é, qual o número de páginas que uma impressora pode produzir num minuto.
Uma interface para um controlador de dispositivo; isto permite ao software interagir com o controlador do dispositivo utilizando chamadas de sistema de entrada/saída padrão, o que simplifica muitas tarefas.
Uma convenção ou norma que controla ou permite a ligação, comunicação e transferência de dados entre dois pontos finais de processamento de dados.
Consulte PostScript.
A PSTN (Public-Switched Telephone Network) é a rede das redes telefónicas públicas comutadas mundiais que, em instalações empresariais, é normalmente encaminhada através da central telefónica.
Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS) é um protocolo para autenticação de utilizador remoto e gestão de contas. O RADIUS permite uma gestão centralizada de dados de autenticação, tais como nomes de utilizador e palavras-passe, utilizando um conceito AAA (autenticação, autorização e gestão de contas) para gerir o acesso à rede.
A nitidez de uma imagem, medida em pontos por polegada (PPP). Quanto mais ppp, maior é a resolução.
SMB (Server Message Block) é um protocolo de rede aplicado principalmente para partilhar ficheiros, impressoras, portas série e comunicações diversas entre nós numa rede. Também proporciona um mecanismo de comunicações inter-processos autenticado.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é a norma para transmissões de e-mail pela Internet. SMTP é um protocolo relativamente simples baseado em texto, em que um ou mais destinatários de uma mensagem são especificados, e depois o texto da mensagem é transferido. É um protocolo cliente-servidor, em que o cliente envia uma mensagem de e-mail para o servidor.
SSID (Service Set Identifier) é o nome de uma rede de área local sem fios (WLAN). Todos os dispositivos sem fios numa WLAN utilizam o mesmo SSID para comunicar uns com os outros. Os SSIDs são sensíveis a maiúsculas/minúsculas e têm um máximo de 32 caracteres.
A máscara de subrede é utilizada com o endereço da rede para determinar que parte do endereço é o endereço da rede e que parte é o endereço do anfitrião.
TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de controlo de transmissão) e IP (Internet Protocol – Protocolo da Internet); conjunto de protocolos de comunicações que implementam a pilha de protocolos na qual a Internet e a maioria das redes comerciais são executadas.
O TCR (Transmission Confirmation Report – Relatório de confirmação da transmissão) fornece detalhes de cada transmissão, tais como o estado do trabalho, o resultado da transmissão e o número de páginas enviadas. Este relatório pode ser definido para ser impresso depois de cada trabalho ou apenas depois de transmissões falhadas.
TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de imagem de mapa de bits de resolução variável. TIFF descreve dados de imagens que normalmente vêm dos scanners. As imagens TIFF utilizam tags, palavras-chave que definem as características da imagem incluída no ficheiro. Este formato flexível e independente de plataformas pode ser utilizado para imagens que tenham sido feitas por diversas aplicações de processamento.
Uma espécie de garrafa numa máquina como, por exemplo, uma impressora, que contém toner. O toner é um pó utilizado em impressoras laser e em copiadoras, formando o texto e as imagens no papel impresso. O toner pode ser derretido pelo calor do fusor, levando-o a unir-se às fibras no papel.
Um padrão da indústria para scanners e software. Se utilizar um scanner compatível com TWAIN e um programa compatível com TWAIN, pode começar uma digitalização a partir do programa; um API de captura de imagens para os sistemas operativos Microsoft Windows e Apple Macintosh.
UNC (Uniform Naming Convention) é uma forma padrão de aceder a partilhas de rede em Windows NT e outros produtos da Microsoft. O formato de um caminho UNC é: \\<servername>\<sharename>\<Additional directory>
URL (Uniform Resource Locator) é o endereço global de documentos e recursos na Internet. A primeira parte do endereço indica qual o protocolo a utilizar, a segunda parte especifica o endereço IP ou o nome de domínio onde o recurso está localizado.
USB (Universal Serial Bus) é uma norma desenvolvida pela USB Implementers Forum, Inc., para ligar computadores e periféricos. Ao contrário da porta paralela, o USB foi concebido para ligar concomitantemente uma única porta USB de computador a vários periféricos.
Uma marca de água é uma imagem ou padrão reconhecível num papel que parece mais clara quando vista com luz transmitida. As marcas de água foram introduzidas pela primeira vez em Bolonha, Itália, em 1282; têm sido utilizadas por editoras para identificar os seus produtos e também em selos postais, moedas e outros documentos governamentais para desencorajar a falsificação.
WEP (Wired Equivalent Privacy) é um protocolo de segurança especificado em IEEE 802.11 para proporcionar o mesmo nível de segurança que uma LAN com fios. O WEP oferece segurança através da encriptação de dados por rádio, para que fiquem protegidos quando forem transmitidos de um ponto final para outro.
WIA (Windows Imaging Architecture) é uma arquitectura de criação de imagens que foi originalmente introduzida no Windows Me e Windows XP. Uma digitalização pode ser iniciada a partir destes sistemas operativos utilizando um scanner compatível com WIA.
WPA (Wi-Fi Protected Access) é uma classe de sistemas para proteger redes de computadores sem fios (Wi-Fi), criada para melhorar as funções de segurança do WEP.
WPA-PSK (WPA Pre-Shared Key) é um modo especial de WPA para pequenas empresas ou utilizadores domésticos. Uma chave partilhada, ou palavra-passe, é configurada no ponto de acesso sem fios (WAP) e em qualquer portátil sem fios ou dispositivo de ambiente de trabalho. O WPA-PSK cria uma chave única para cada sessão entre um cliente sem fios e o WAP associado de modo a aumentar a segurança avançada.